A PROPORÇÃO DEFENSIVA DO SERRA FOI PREPONDERANTE CONTRA O RIO BRANCO

Por Juliano Rangel

Qualquer pessoa que tenha dado uma olhada na tabela da quarta, quinta e sexta rodada do Capixabão deve ter visto que o Serra venceu essas três partidas jogando em casa. Logo, essa pessoa deve ter pensado: com certeza o fator casa foi preponderante para os resultados. Mas, a força o tricolor serrano vai muito além do Estádio Robertão, e pode ser contada pela proporção defensiva que a equipe exerce contra os adversários em seus domínios.

Sem fugir do seu tradicional modelo de jogo, o Serra se manteve no esquema 4–2–3–1. Já o Rio Branco esteve armado no seu clássico 4–3–3. Pressionando a saída de bola de Rio Branco desde os primeiros segundos de jogo, o Serra chegou a colocar sete homens no campo de ataque.

serra 1Serra no seu tradicional 4–2–3–1
serra 2Já o Rio Branco no seu 4-3-3

Já na defesa, nos momentos de transição defensiva, uma linha de três – formada pelos zagueiros Alex Augusto e Espinho e o lateral-direita Gilmar Baiano, criava a proporção de 3/7 e conseguia destruir os contra-ataques do Rio Branco.

serra 3Serra fazendo pressão nas saídas de bola do Rio Branco com sete homens no campo de ataque
serra 4Formando uma proporção defensiva, o Serra formava uma linha com três para destruir as investidas nos contra-ataques do Rio Branco

Toda essa pressão, que anulava as tentativas de saídas curtas do Rio Branco, exigia do goleiro Giovani Perim os chutes longos em direção ao campo de defesa do Serra. O Rio Branco não executava uma marcação pressão na saída de bola do Serra, optando montar suas duas linhas com três e uma com quatro homens no campo de defesa. Em alguns momentos, Jean Sá fechava a linha do meio-campo formando um 4–4–2.

serra 5Formando uma proporção defensiva, o Serra formava uma linha com três para destruir as investidas nos contra-ataques do Rio Branco

Mesmo com o meio-campo muito povoado, a equipe do técnico Charles de Almeida conseguia agredir do Rio Branco com as movimentações para abrir espaços. Nesse ponto, Rael teve um papel importante ao sair mais da área, dando espaço para as investidas de Paulo Ricardo e Emílio, além ter dado início à jogada do gol de Joelson.

O gol modificou a forma de marcação do Rio Branco, que adiantou suas linhas de marcação, para tentar roubar a bola do Serra mais próximo da área do goleiro Walter. Antes do intervalo, o técnico do Rio Branco, Mauro Soares, teve que colocar o zagueiro Rhuan na vaga do lateral-direito Gabriel Fernandes, e também o atacante Cleyton Gladiador entrou na vaga do volante Diogo. Assim, a linha de meio-campo ficou com Neguetti, Alan Grecco e Jean Sá, enquanto que o trio de ataque foi formado por Cleyton Gladiador, Weltinho e Acerola.

serra 6Após o gol, a linhas do Rio Branco foram adiantas e a marcação passou a ser no campo de defesa do Serra

Na segunda etapa, o Rio Branco continuou apostando na marcação pressão no campo de defesa do Serra, com os dois laterais – Rhuan e Ratinho, saindo em profundidade. Com essa postura, os perigos eram os espaços deixados na defesa, que poderiam proporcionar ao Serra contra-ataques. Já nos minutos finais, Mauro Soares ainda colocou o meio-campo Borel na vaga de Weltinho, para atacar pela direita.

serra 7Jogando mais ofensivo no 2º tempo, o Rio Branco deixou espaços nas laterais

Já o Serra continuou apostando nas investidas rápidas, mas com a partida apresentando um ritmo mais lento, o técnico Charles de Almeida foi modificando a equipe. O treinador colocou o atacante Diego Alves, o meio-campo Igor e o lateral-esquerdo Deco, que mantiveram o Serra no 4–2–3–1, mas com a linha do meio formado por Diego Alves, Igor e Rafinha e, mais a frente, Rael.

serra 8

serra 9

@julianords do @esquadratatica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s