O QUE ESPERAR DE AGUIRRE NO SÃO PAULO?

Por Pedro Galante

Após perder de 2 a 0 para o Palmeiras, Dorival Jr. Foi demitido do São Paulo, na sexta-feira (9). Logo no domingo foi anunciado oficialmente que o uruguaio Diego Aguirre seria o substituto.

Aguirre é um dos grandes nomes do mercado sul-americano. Foi finalista da Libertadores em 2011, com o Peñarol. Semifinalista em 2015, com o Internacional. E chegou as quartas de final em 2016 e 2017, com Atlético-MG e San Lorenzo, respectivamente.

aguirre 1Aguirre perdeu a final da Libertadores em 2011 para o Santos de Neymar (Foto:Getty Images)

Será a terceira passagem do uruguaio pelo Brasil. Mas o que o torcedor pode esperar de Diego Aguirre?

A difícil definir precisamente como jogam as equipes de Aguirre, pois o treinador leva muito em consideração o contexto e a circunstância das partidas. Isso vale tanto para a formação tática, quanto para o comportamento dos atletas.

Ou seja, ao longo de uma mesma partida, o time pode jogar em diferentes formações e atacar de maneiras distintas, uma hora com passes curtos por dentro, outra com lançamentos mais longos. Tudo vai ser definido por como o adversário vai jogar – partindo para cima ou se defendendo – e pelo contexto do jogo – dentro ou fora de casa, a posição na tabela das equipes envolvidas.

Aguirre também é conhecido por sua solidez defensiva. Suas equipes marcam por zona e sempre são muito compactas. A negação de espaços e a defesa com a equipe já engatilhada para um contra-ataque também são habituais.

aguirre 2Atlético, na época de Aguirre, se defendia com duas linhas de quatro bem compactas e um jogador pronto para o contra-ataque (Foto: Leo Miranda)

A principal característica de Aguirre, e essa é constante em todos jogos, independentemente do adversário ou do contexto, é a intensidade. Seus times são por natureza intensos, principalmente nos primeiros vinte minutos. Na sua passagem pelo Atlético Mineiro em 2015, era muito comum o Galo abrir 2 a 0 com menos de 30 minutos.

Essa pressão fortíssima, obviamente não dura os noventa minutos. Aguirre costuma sofrer conta equipes velozes no segundo tempo.

Outro aspecto afetado por essa intensidade é a rotação do elenco. Aguirre usa muito do rodízio e dificilmente dá continuidade para os mesmos onze jogadores.

Toda vez que se fala de técnicos estrangeiros no Brasil, é preciso considerar um tempo de adaptação. Aguirre já veio ao Brasil duas vezes (Internacional e Atlético-MG) fez bons trabalhos, mas não completou uma temporada em nenhuma das equipes.  Se tiver tempo suficiente para se adaptar e impor suas ideias, Aguirre pode ir longe no comando do São Paulo Futebol Clube.

aguirre 3Aguirre já passou pelo São Paulo como jogador (Foto: Globo Esporte)

@Pedro17Galante

 

Anúncios

3 comentários sobre “O QUE ESPERAR DE AGUIRRE NO SÃO PAULO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s