WILLYAN, VOLANTE MODERNO E PERFEITO SUBSTITUTO DE RODRIGO ANDRADE

Por Mathaus Pauxis

WILLIAM 1Jogador de 20 anos, natural de São Luís-MA, estreou profissionalmente pelo Paysandu em 2018

Foto: Fernando Torres/Paysandu

Quando Rodrigo Andrade saiu do Paysandu no início do ano era certo que o time teria deficiência ali na área dos volantes. Mesmo com as permanências de Renato Augusto e Nando Carandina e as contratações de Cáceres e Danilo Pires, faltava alguém com as características e o físico do jovem que trocou o Papão pelo Vitória.

Com muitas peças naquele setor, mais uma contratação parecia improvável e então um garoto de São Luís ganhou mais uma oportunidade. Após entrar nos últimos cinco minutos da última partida de 2017, Willyan foi titular pela primeira vez na carreira em 2018, no empate em 0 a 0 com o Paragominas – pela quarta rodada do Banparazão. Com 90 minutos em campo o atleta mostrou algumas de suas características – que eram parecidas com a de Rodrigo Andrade. Nas partidas contra Interporto, Parauapebas e Castanhal foi possível analisar melhor o jogador, que é bom, mas têm pontos positivos e negativos.

POSITIVOS

  • Boa condução de bola;
  • Desarme bom;
  • Marcação no 1 x 1 razoável;
  • Capacidade de infiltração como elemento surpresa;
  • Preparo físico;
  • Altura boa (para fazer a função de terceiro zagueiro).

NEGATIVOS

  • Erros no posicionamento na hora do balanço defensivo;
  • Passe à melhorar;
  • Domínio de bola ainda impreciso.

E também, alguns pontos que ainda devem ser analisados com calma.

INCÓGNITAS

  • Finalização;
  • Passe em profundidade (sua característica é de conduzir a bola);
  • 1 contra 1 ofensivo.

Por ter surgido na base do Moto Clube como ponta-direita, o atleta tem habilidades que Rodrigo Andrade apresentou e se destacou no Papão. Com explosão física e velocidade, Willyan mostrou que pode fazer aquela função de carregar a bola pelo setor direito e ser um elemento surpresa no ataque do Paysandu – atacando os espaços deixados pelo adversário.

WILLIAM 2FOTO: Fernando Torres/Paysandu

O torcedor pode se empolgar com o potencial do jogador de 20 anos, mas o atleta ainda tem algumas deficiências como erros de domínio de bola, de posicionamento após uma ação errada (Desarme, passe, etc) e um passe que precisa ser melhorado – mesmo não sendo ruim, é sempre bom ter o passe mais qualificado possível.

POSICIONAMENTO

Mas, voltando aos pontos positivos. Com sua fluidez em campo, Willyan mostrou que pode fazer várias funções em posições diferentes destacadas na imagem. A ordem dos números não é significante em relação à qualidade do jogador na posição.

WILLIAM 3

  1. Willyan atua como volante, trabalhando como terceiro zagueiro algumas vezes, mas também saindo com a bola;
  2. Tem capacidade para jogar no lado esquerdo, em uma linha de 2 com outro defensor. Isso faz com que o time tenha mais opções para trocas de posicionamento;
  3. Willyan também faz a cobertura dos laterais, podendo avançar por ali;
  4. O jogador também mostrou características boas de meia-central, funcionando como um área-a-área, mas principalmente recuperando a bola;
  5. Em entrevista ao Portal Cultura, Willyan afirmou que jogava de ponta-direita e quando ele sobe para atacar por ali, vimos que não tem tantas dificuldades como Renato Augusto ou Nando Carandina.

Apesar das comparações claras com Rodrigo Andrade, os jogadores têm algumas diferenças, como a maior velocidade de Rodrigo e a maior altura de Willyan. Rodrigo Andrade se mostrou também mais eficiente atacando e finalizando, o garoto do Papão parece se dar melhor criando oportunidades para os companheiros – muitas vezes dando o penúltimo passe – do que completando.

Mesmo com as diferenças, Willyan é o perfeito substituto para Rodrigo Andrade. Pois, tem também capacidade de aprendizado muito grande e com as referências na equipe (Renato Augusto defensivo, Nando condutor, Cáceres técnico e Danilo Pires infiltrador), é possível ter as suas deficiências trabalhas e definidas em características necessárias para ser titular e importante no Papão durante as próximas temporadas.

@torotatico tudo sobre o futebol Paraense.

Anúncios

Deixe uma resposta