ANÁLISE TÁTICA: PÓS-JOGO DE CEARÁ X FORTALEZA

Por Danilo Diniz

No segundo clássico rei do ano, em uma partida marcada pelo equilíbrio, o Ceará apenas empatou, pelo placar de 1×1, contra o Fortaleza.

O Ceará, utilizando o conhecido esquema tático 4-2-3-1, iniciou a partida valorizando a posse de bola e troca de passes entre seus jogadores. Ao total, foram 357 passes do Vozão durante os 90 minutos de jogo. É importante salientar que o time alvinegro terminou a partida com 61% de posse de bola contra 39% do time tricolor.

A marcação proposta pelo clube de Rogério Ceni impedia que a posse de bola alvinegra se transformasse em chances de gol. Faltava intensidade ao Ceará. Com o meio campo congestionado, Marcelo Chamusca e seus comandados utilizaram-se de triangulações e infiltrações, principalmente pelo lado direito do campo, para aumentarem as criações de jogada e, desse modo, chegarem a grande área adversária.

RICHARDSON

Após a lesão de Pedro Ken, titular no meio campo do Ceará, Richardson assumiu uma nova função no esquema tático do Ceará. O volante alvinegro é usado como homem surpresa no ataque. Essa função era dada a Pedro Ken, mas com a entrada de Juninho, foi repassada a Richardson.

Em uma dessas jogadas Richardson progrediu ao gol, sem a bola, esperando o passe de Juninho. A infiltração do volante proporcionou ao Ceará uma chance clara de gol. A velocidade e, principalmente, a movimentação do jogador alvinegro originou a formação de um grande espaço na grande área do Fortaleza para que ocorresse a finalização.

ceará 1

WESCLEY

A falta de intensidade do Ceará foi resolvida após a entrada de Wescley no lugar de Andrigo.

O meio campista que vinha atuando centralizado foi utilizado como ponta. As suas características permitiram ao time alvinegro uma transição ofensiva mais veloz pelas laterais do campo.

Além disso, o jogador não mantinha sua posição. Em algumas jogadas, Wescley trocava de posição com Felipe Azevedo, atacante do Ceará, aparecendo tanto no lado esquerdo como no lado direito do campo fazendo com que sua movimentação enganasse a marcação do time tricolor ampliando as opções de ataque do time alvinegro.

ceará 2ceará 3

ELTON VS ARTHUR

Dos muitos atrativos que o Clássico Rei pôde proporcionar o maior deles foi a estrela do atacante Arthur. Com apenas 19 minutos em campo marcou o gol do empate e despontou na artilharia do Ceará com 7 gols na temporada. São apenas 702 minutos jogados no ano. Assim, o jogador tem média de 1 gol a cada 100,2 minutos.

Na partida do último domingo, Arthur deu ao Ceará maior mobilidade e profundidade nas jogadas através de seu excelente posicionamento tático e sua força física. Observem a jogada do gol de empate no Clássico Rei. O atacante posicionou-se próximo a marca do pênalti e mesmo marcado por dois defensores adversários fez o papel de pivô conseguindo fazer o giro de corpo, deitado, e chutar no canto direito.

O centroavante titular do Ceará, Elton, tem 4 gols em 2018. Tendo características parecidas com Arthur, Elton mantém-se titular na equipe por conta do seu modelo de jogo. Além de ter ótimo posicionamento tático o jogador ajuda na recomposição da equipe. Atuando fora da grande área adversária o centroavante faz o papel de pivô e com sua excelente visão de jogo, por muitas vezes, deixa o companheiro de equipe livre para finalizar.

A principal chance criada no primeiro tempo, pelo Ceará, veio através dos pés de Elton. Após infiltração pelo lado direito do campo, o jogador fez o corte da bola e chutou rente a trave de Marcelo Boeck, goleiro do Fortaleza. O detalhe da jogada é que o centroavante saiu da marcação de 3 jogadores para conseguir finalizar!

ceará 4

O Ceará terá pela frente partidas decisivas contra o Ferroviário, pelo Campeonato Cearense, contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Nordeste, e  contra o Atlético-pr, pela Copa do Brasil.

Algumas dúvidas devem ser solucionadas.

Arthur ou Elton como titular? Wescley de titular na ponta esquerda?

Só resta aguardar para ver o que Marcelo Chamusca decidirá!

@danilodsdiniz do @taticasceara

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s