TEDA E GRAMADO RUIM FRUSTRAM ESTREIA E RETORNO DE MASCHERANO AO MEIO-CAMPO

Por Leonardo Hartung

mascherano 1Foto: IC/Sina

Javier Mascherano escolheu jogar na China para ter mais minutos de jogo até a Copa do Mundo na Rússia. Contudo, seria necessário que ele deixasse o setor defensivo e retornasse ao meio-campo.

Assim, o Jefecito estreou com a camisa 14 do Hebei no empate em 1×1 com o Tianjin TEDA fora de casa. O resultado não foi o esperado (muito pelas circunstâncias enfrentadas em Tianjin), mas os comandados de Manuel Pellegrini mostraram interessantes sinais para o restante da temporada chinesa. O Hebei partiu de um 4-2-3-1 que muitas vezes parecia um 4-1-4-1. A escalação mostrava um time de muito potencial ofensivo e que daria preferência à construção pelo chão.

masc 2

masch 3

De volta ao meio-campo, Javier Mascherano foi se mostrando muito importante no processo de construção e para a manutenção da posse de bola de sua equipe. Na saída de jogo (imagem abaixo), o camisa 14 sempre se apresenta como opção para realizar uma saída de três. Mascherano não só se apresentava como opção de passe para seus companheiros, como também foi muito procurado pelo time do Hebei. Ao final dos 90 minutos, o argentino tocou na bola 106 vezes.

mascherano 4

Mas não demorou para que os problemas aparecessem para o Hebei. O gramado, que recebeu a festa de abertura da Super Liga da China 2018, não ajudava a estratégia da equipe de jogar pelo chão e muitos passes sofriam as interferências dos “morrinhos”. Sem contar a boa marcação do Tianjin TEDA, que se fechava em duas linhas de quatro bem compactas e esperava qualquer oportunidade para acelerar o jogo com os extremos Li Yuanyi e Hui Jiakang. A partir de um erro de passe no campo de ataque saiu o contra-ataque que terminou com o gol de Hui Jiakang para abrir o placar.

A bola longa com Gao Zhunyi, Jiang Zhipeng e Javier Mascherano passou a ser uma boa alternativa. Mas como e para quem? Ezequiel Lavezzi, como falso nove, não tem bom aproveitamento no jogo aéreo, assim como os velozes Hu Rentian e Che Shiwei. E pelo chão não havia espaço, sem contar a condição ruim do gramado.

Manuel Pellegrini agiu no intervalo. Hernanes e Che Shiwei deram lugar a Zhao Yuhao e Dong Xuesheng. Este último atacante de 1,86m de altura, de técnica limitada mas muito competente no jogo aéreo. Ezequiel Lavezzi deixou de ser o falso nove da equipe e passou a atuar atrás e ao lado de Dong Xuesheng, agora na referência do ataque.

A presença de Zhao Yuhao, meia de características mais defensivas, permitiu que Javier Mascherano subisse mais ao ataque. O Hebei China Fortune continuou com a posse da bola, conseguiu um pênalti (desperdiçado por Ezequiel Lavezzi) e chegou ao empate nos últimos dez minutos de jogo com Zhang Chengdong (com participação de Dong Xuesheng em lateral cobrado na área).

masc 5

A disposição dos jogadores no campo de ataque durante a fase ofensiva foi outro interessante ponto no Hebei China Fortune durante a partida. Jogadores próximos, se apresentando como opções de passe com o objetivo de manter a posse da bola e progredir no campo de ataque. O gramado ruim e a estratégia bem executada do Tianjin TEDA impediram que o Hebei conseguisse fazer o seu jogo na abertura da Super Liga da China 2018.

Mas o cenário é promissor para a equipe. Sétimo e quarto colocado desde a sua estreia na Super Liga em 2016, espera-se ainda mais do Hebei China Fortune nesta temporada. Ainda mais com a chegada de nomes como Hu Rentian, Jiang Zhipeng e Javier Mascherano. Este último dando o seu toque de qualidade desde o início da construção de jogo do Hebei. Jorge Sampaoli agradece.

@Hartungleo do @futinasia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s