ROBERTO FIRMINO: QUANDO UM SISTEMA DE JOGO ENCONTRA A PEÇA PERFEITA DA ENGRENAGEM

Por Nelson Coltro

firmino 1

Contestado por muitos, Roberto Firmino faz temporada definitiva rumo a calar seus críticos. Em 37 jogos até aqui, o camisa 9 do Liverpool soma nada mais, nada menos do que 34 participações diretas em gol: 22 gols e 12 assistências. Números que o credenciam a estar entre os melhores da Europa no quesito.

Os números impressionantes se explicam pelo casamento perfeito entre um jogador e o estilo de jogo de uma equipe. O brasileiro é peça fundamental na engrenagem do Liverpool e parece ter sido moldado para atuar no sistema frenético de jogo da equipe de Jurgen Klopp.

Como gosta de dizer o alemão que treina o time, o Liverpool pratica o “heavy-metal football”. Isso quer dizer, de maneira resumida, que a equipe de Klopp baseia seu jogo em INTENSIDADE e todos conceitos atrelados a palavra: movimentação e velocidade com a bola, disposição e muito pulmão, quando o time não detém a posse da redonda.

Dentro dessa fórmula, Firmino é o 9 ideal. Quando o time perde a bola, o atacante é o primeiro a pressionar o adversário com grande disposição e habilidade para tal. O atacante sabe encurralar os defensores, pressionar sem cometer a falta e forçar os erros dos defensores. Prova disso é que Firmino é o segundo atacante que mais rouba bolas na Premier League, atrás apenas de Jordan Ayew, do Swansea.

gif (1) N’Zonzi retoma a bola para o Sevilla, mas Firmino reage rapidamente e desarma bem próximo ao gol adversário

No momento ofensivo, também sobram credenciais ao brasileiro. Por ter origem como meia-atacante e ter sido adaptado na função de camisa 9 por Klopp, Firmino preserva características de um camisa 10, dificilmente vistas em outros atletas da posição: criatividade, visão de jogo e muita mobilidade.

Em 2017/18, “Bobby”, como é carinhosamente chamado pela torcida do Liverpool, tem sido o legítimo e puro falso 9. Se nos campinhos Firmino é referência e homem mais avançado do time, na prática, não é assim que se dispõe o time de Klopp.

gif (3) Firmino, como um meia, recua e enfia bola para o homem mais avançado, Salah
gif (8) Firmino recua, atrai a marcação e abre espaço para a chegada de Mané, Salah e Chamberlain
gif (6) Aqui, o brasileiro vem buscar a bola dos defensores para iniciar a jogada

Como mostra o mapa de movimentação média do Liverpool na partida do último sábado, contra o West Ham, pela Premier League, o brasileiro é, na prática, um meia, atuando atrás do homem-gol do time, o egípcio Mohamed Salah, que busca seus espaços sempre partindo da direita para o centro. Sem bola, Firmino também cobre Salah nas recomposições, para que o egípcio fique mais solto e sempre mais próximo ao gol adversário.

FIRMINO 2

Klopp maximizou ao extremo o rendimento de Firmino, jogador que consegue exercer todas as funções essenciais para o funcionamento do Geggenpressing (conceito consiste em, logo após perder a bola, pressionar o adversário exaustivamente para recuperá-la ainda no campo de ataque) tem como sua principal qualidade o fato de ser um camisa 10 que atua na função de atacante mais avançado. Talvez se pudesse escolher, o alemão não trocaria o brasileiro por nenhum outro atacante no mundo.

@n_coltro

Anúncios

Um comentário sobre “ROBERTO FIRMINO: QUANDO UM SISTEMA DE JOGO ENCONTRA A PEÇA PERFEITA DA ENGRENAGEM

  1. Caramba! Muito legal essa análise, essa alteração de posicionamento tem se tornado comum, mas nem todos os jogadores se adaptam como o Firmino. Penso que é um reflexo da escassez de um #9 propriamente de função, além desse esquema de pressão e retenção de bola no ataque que valorizam ainda mais um jogador pensante e de bons passes.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s