DORIVAL, ENTRE ERROS E ACERTOS

Por Pedro Galante

Se no último post o objetivo foi conhecer Dorival Junior, o que ele pensa e o que propõe para o São Paulo, agora é a hora de analisar em que nível isso foi executado.

Na maioria das vezes o São Paulo não tem conseguido executar o que se propõe, e isso tem acontecido por um problema em relação as características do elenco. Dorival preza por um jogo dinâmico e o elenco do tricolor paulista é lento. O elenco foi mal montado, Nenê e Diego Souza, as principais contratações para a temporada, não se encaixam bem no modelo de jogo proposto. O primeiro tem como característica principal a cadência no jogo, e o segundo não é muito móvel. Jucilei também é muito lento na saída de bola.

sp 1As grandes contratações de Raí, diretor de futebol atual, não condizem com o estilo de jogo de Dorival. Isso precisa ser considerado, ao julgar o trabalho do técnico. (Foto:Globo Play)

Em função desses “desencontros” entre ideias e quem as executa, Dorival teve de fazer uma série de ajustes, uma vez que deixar jogadores dessa fama no banco é inadmissível (ao menos para futebol brasileiro). Obviamente, surgiram problemas.

Na fase ofensiva, o São Paulo se mostrou muito lento com a bola. A construção é demorada e previsível. Diego Souza não se adaptou bem a função de centroavante e não se desloca para buscar o jogo. O time depende muito de infiltrações de Marcos Guilherme e do jogo por dentro de Cueva. Nenê é um grande problema, pois como foi dito no texto anterior, a proposta dos pontas no São Paulo é de infiltração no espaço vazio, e Nenê faz o contrário, se aproxima para buscar o passe curto.

Defensivamente, a dupla de volantes fica muito exposta uma vez que Cueva e Nenê são nulos na recomposição e Reinaldo deixa muito espaço nas suas costas.

Reconhecendo estes erros, e após uma conversa com a diretoria que deixou claro que o treinador tem liberdade para testar outras alternativas, mesmo que alguns astros fiquem de fora, Dorival entrou em campo contra a Ferroviária com um esquema novo.

Com Nenê no banco, e Valdívia titular a equipe ganhou mais intensidade. O primeiro tempo mostrou um São Paulo veloz e agressivo, e que com alguns ajustes pode se tornar uma equipe forte.

Cueva e Diego Souza, que fez sua melhor partida pelo clube até então, se movimentaram bastante ocupando e criando espaços para seus companheiros. Diego finalmente mostrou o movimento de saída da área que tanto se cobrava dele.

sp 2São Paulo explora as costas dos volantes, Cueva e Marcos Guilherme próximos dessa região (Foto: Premiere. Análise: Pedro Galante)

Boas chances foram criadas pelo meio, principalmente nas costas dos volantes, espaço chamado de entrelinha. Diego e Cueva confundiam a marcação e um dos pontas – ora Valdívia, ora Marcos Guilherme – parecia por dentro para ajudar. O placar não foi alterado pois o goleiro Tadeu fez uma boa partida.

Além da adição na parte ofensiva, a entrada de Valdívia agregou também na defesa. Ao contrário de Nenê, ele é participativo na recomposição. Mas mesmo assim os volantes continuavam expostos, pois no esquema do São Paulo, os pontas jogam muito avançados, e não conseguem recompor a tempo todas as vezes.

sp 3Diferente de Nenê, Valdívia busca a infiltração para receber a bola longa (Foto: Leonardo Miranda/ Premiere)

Para compensar isso, Dorival usou os laterais para apoiar os volantes e os instruiu a dar o bote logo após a perda da bola, para cortar o contra-ataque pela raiz e livrar a equipe de perigos.

sp 4Logo após a perda da bola, Militão e Petros fazem pressão no portador da bola para retomá-la rapidamente (Foto: Pedro Galante/ Premiere)

No segundo tempo, Dorival mexeu mal e a equipe se perdeu, muito em função da pressão enorme que a mídia coloca sobre o clube.

A vitória não veio, mas viu-se a base de um time, que com alguns ajustes pode vir a dar trabalho. Dorival não faz um trabalho ruim, ainda mais se considerarmos que o elenco não o favorece. Se não for demitido, e conseguir ajustar esses pequenos detalhes, pode voltar a dar alguma alegria para a torcida são paulina.

@pedro17galante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s