MAIS QUE CLASSIFICAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO! O QUE ESPERAR DO CEARÁ

Por Danilo Diniz

O Ceará entrou em campo contra o Londrina pela 2° fase da Copa do Brasil e venceu de virada pelo placar de 2×1.

O inicio da partida foi marcado pelo domínio territorial do Ceará. A marcação pressão, característica do time comando por Chamusca, realizada no campo do adversário, impedia a saída de bola do Londrina que se via obrigado a dar chutões e, consequentemente, errava muitos passes. Porém, o bloqueio realizado pelo time paranaense com duas linhas de quatro jogadores acabavam com as construções de jogadas do Vovô. Restou ao Ceará surpreender com triangulações, fluidez ofensiva e toques rápidos.

Em uma dessas jogadas, Pio tabelou com Elton que fez o papel de pivô segurando a marcação de dois jogadores do Londrina proporcionando um espaço dentro da grande área para que o lateral do Ceará chegasse com velocidade tendo a opção de finalizar ou dar a assistência.

Ainda no primeiro tempo, Felipe Azevedo iniciou uma jogada pela lateral direita do campo. Observem o posicionamento tático de Elton, Wescley e Andrigo formando uma triangulação. Detalhe para Andrigo que não manteve sua posição na ponta esquerda.

ceará 4

Após infiltração de Azevedo pela ponta direita, Elton teve liberdade para receber a bola enquanto Wescley se aproximava da grande área.

ceará 5

A chegada surpresa do meia antecipando-se ao zagueiro e o toque rápido de Elton permitiu ao jogador liberdade para finalizar, porém o chute foi para fora.

ceará 6

Na volta para o segundo tempo, atrás do placar, o Ceará manteve seu modelo de jogo com valorização da posse de bola e ofensividade. Ao conseguir o empate na bola parada, Chamusca avançou Juninho e encarregou Richardson pela saída de bola, sempre tendo opções de passe com Luidy e Roberto que substituíram Andrigo e Azevedo.

É importante destacar o bom posicionamento de Arthur. Na jogada do gol da virada, o atacante saiu da marcação do camisa 7 do Londrina e usou de um espaço deixado pela defesa paranaese para cabecear ao gol.

ceará 7

Muito mais que uma classificação para a 3° fase da Copa do Brasil, o Ceará consolidou seu sistema de jogo fluindo do 4-2-3-1 ao 4-1-4-1 utilizando jogadores reservas.

O grande teste contra o Atletico-PR está por vir.

Chamusca e seus comandados conseguirão continuar com esse desempenho tático?

@danilodsdiniz

@taticasceara

Anúncios

3 comentários sobre “MAIS QUE CLASSIFICAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO! O QUE ESPERAR DO CEARÁ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s