CARILLE MOSTRA PORQUE JÁ É UM DOS MELHORES TÉCNICOS DO BRASIL

Por Juan Carlos e Rafael Lima

Milhões de análises já foram feitas acerca do duelo entre Corinthians x Palmeiras. Análise tática, técnica, comportamental, da arbitragem etc…

Mas teve um aspecto tático do jogo que nos pareceu interessante e mostra o quanto o técnico Fabio Carille esta atualizado com o que de melhor acontece no futebol mundial. E o detalhe tem nome: Maycon. O jovem meio campista atuou como “lateral-esquerdo”. Quando a escalação saiu (já imaginada devido ao começo irregular de Juninho Capixaba) todos imaginavam a utilização de Maycon como um lateral mais preocupado em conter os avanços de William (ou Keno) do que outra alternativa.

Mas na verdade Maycon jogou como mais um construtor de jogadas que fecha pela lateral quando o time posiciona suas linhas no campo de defesa. Quando o Corinthians tinha a posse de bola Maycon dava o apoio por dentro ao lado do Gabriel e Renê Junior, pra gerar superioridade numérica. Com esse expediente o Corinthians quando pressionava a equipe verde rapidamente tomava a bola, e sempre tinha a opção de passe curto. Quando o Corinthians atacava, Maycon fechava por dentro e quem abria o campo pela esquerda dando amplitude era o ponto Clayson, sempre contando com o apoio de Maycon.

Assim o 4-2-4 do técnico Fabio Carille amassou o Palmeiras por que na saída de bola Felipe Mello era pressionado por Rodriguinho e Jadson e Lucas Lima era encaixotado por Gabriel e Renê Junior. O resultado eram as bolas longas e tentativa de jogo apenas pelas laterais do campo.

cor novo 1Aqui Lucas Lima tenta a bola longa, uma das tentativas do Palmeiras. Foto: Premiere.

Maycon foi lateral apenas quando o Corinthians iniciava as jogadas ou pra fechar a última linha. Quando a bola passava o meio campo dava apoio aos homens de meio (Gabriel e Renê Junior) e triangulava com os homens da última linha, como no 1° gol, quando dá assistência para Rodriguinho. Esse expediente é fartamente utilizado por Pep Guardiola, que usa seus laterais pra armar o jogo por dentro pra gerar superioridade numérica pra sua equipe.

cor novo 2Maycon trabalhando por dentro, dando assistência a Rodriguinho. Foto: Premiere

Dessa forma Carille mostra por que hoje pode não ser apenas considerado um dos melhores técnicos do Brasil, mas de vanguarda em terras tupiniquins.

 

@10juancarlitos

@Rafjoga101983

 

Anúncios

3 comentários sobre “CARILLE MOSTRA PORQUE JÁ É UM DOS MELHORES TÉCNICOS DO BRASIL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s