BOAVISTA – A SURPRESA DO RJ

Por Alexandre dos Santos Cosme

Vindo de um Campeonato Carioca em 2017 difícil, onde quase caiu para a fase seletiva, o Boavista em 2018, reformulado e com menos medalhões, vem se mostrando um time que, além de eficiente, é capaz de jogar um futebol ofensivo e de qualidade.

O clube de Saquarema deu continuidade a uma reformulação que foi iniciada ainda em 2017, onde buscou renovar o seu time, aliando a peças com experiência. Dentro desse planejamento, jogadores como Júlio César, Fellype Gabriel e Leandrão, todos ex-Vasco, foram mantidos, mas aliados a chegada de jogadores mais jovens, como Cláudio Maradona (ex-Macaé), Caio Cezar (ex-São Bento) e Kadu Fernandes (Ex-Vasco).

Em campo

O Boavista utiliza do 4-3-3 para atacar, com dois pontas velozes e um atacante de referência. Esse esquema vem se mostrando muito eficiente, já que alia a velocidade das pontas, com Lucas e Cláudio Maradona, a qualidade de armação de Erick Flores, mais centralizado, e a eficiência de Leandrão, no comando do ataque.

boa vista 1

O Boavista se utiliza de um primeiro volante mais fixo a frente da defesa (Douglas Pedroso), um segundo volante de saída de jogo (William Maranhão) e um meia criativo (Erick Flores). Os laterais, nunca sobem ao mesmo tempo. Em sua maioria, o lateral direito Thiaguinho é o que mais sobe ao ataque, enquanto Júlio César, na esquerda, tem mais obrigações defensivas.

Uma das armas ofensivas do time é justamente a qualidade de seus laterais, com muita qualidade em cruzamentos, sempre que chegam ao ataque principalmente com um centroavante alto, que faz muito bem o pivô, como Leandrão na frente.

Defensivamente o Boavista busca se compactar no 4-4-2, com os pontas cobrindo a segunda linha de quatro, e dando liberdade para Erick Flores e Leandrão. O grande trunfo defensivo do time da região dos lagos é justamente a compactação, onde os volantes, junto aos dois zagueiros, conseguem diminuir os espaços no meio campo, obrigando os adversários a sempre jogarem pelos lados do campo, onde também conseguem fazer bem a cobertura de seus laterais junto aos pontas.

boa vista 2

O destaque

Erick Flores: Com certeza o grande destaque do Boavista no campeonato estadual de 2018, conseguiu reencontrar o bom futebol depois de alguns anos rodando por clubes de Série B do Brasil. Vem se destacando, principalmente, por sua capacidade de armação. Com muita liberdade de movimentação no meio campo armado por Eduardo Allax, sempre busca estar próximo às jogadas, dando opção aos seus companheiros e buscando fazer a distribuição de jogo.

O comandante

Eduardo Allax: O ex goleiro, com rodagem por vários clubes do Brasil, parou de jogar se tornou treinador com apenas 34, em 2012, quando assumiu o Duque de Caxias. Teve seu primeiro destaque em 2013, quando foi o técnico da campanha do Resende no Campeonato Carioca, que teve como maior destaque a vitória de 3×2 sobre o Flamengo no Estádio Nilton Santos.

Após rodar por times como Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Bangu, com pouco destaque, Eduardo se encontrou no Boavista, onde já no ano passado comandou o clube a sua melhor campanha na Série D, sendo eliminado na Segunda fase para o Espírito Santo, e sendo campeão da Copa Rio, torneio que deu vaga na Copa do Brasil pro clube.

Dono de características ofensivas é adepto do 4-3-3, e sempre busca utilizá-lo em seus times. Sempre com posse de bola e objetividade, Eduardo busca em seus times imprimir objetividade e velocidade na saída de jogo, com isso, tornando a função dos pontas muito importante na puxada de contra ataque do time. Defensivamente, preza pela compactação, diminuição de espaços e de sempre manter o adversário longe de sua defesa, para que assim evite ao máximo perigo contra a própria meta.

@alexandredsc26

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s