RECEITA PARA O FLU VENCER O FLA

Por Jorge Coutinho

A goleada do Fluminense sobre o Bangu, na última quarta-feira, manteve a boa sequência de vitórias e performance da equipe tricolor. Mesmo após os 4 a 0, alguns questionamentos foram feitos como o desempenho do time no primeiro tempo, a qualidade do adversário e a atuação da arbitragem. Abel e seus comandados terão no clássico mais charmoso do Brasil, o prato certo para aguçar a torcida: o pato/urubu-rei, o predileto a mais de cem anos dos tricolores. Não será no domingo, nem no Maracanã, o Fla-Flu será servido neste sábado as 17 hs, na Arena Pantanal. Abel deverá escolher os ingredientes e a receita certa, para o caldo não entornar.

flu 1

Proponho aqui nesse espaço apresentar a receita e o que o Fluminense pode vir a encontrar. Realizando assim uma das rotinas de um departamento de inteligência de futebol, a análise do adversário.

Conceituando esta rotina:

Objetivo

Auxiliar a comissão técnica com um conjunto de informações táticos-técnicos do adversário (individual e coletiva), no pré-jogo. A comissão técnica com estas informações se reúne e avalia as informações para tomadas de decisões, e posteriormente encaminhar para os seus atletas. Algumas comissões técnicas dão aberturas aos analistas para que os próprios passem as informações aos atletas.

Etapas

Assistir e analisar os últimos jogos do adversário, podendo ser in loco ou por vídeo;

Buscar informações de notícias recentes de jornais;

Procurar identificar nestes jogos o comportamento padrão da equipe nas fases do jogo;

Elaborar relatórios qualitativo e quantitativo com utilização de recursos de vídeos/imagens e scouts estatísticos;

Entregar o conteúdo a comissão técnica;

Reunir e dialogar com a comissão técnica, quando esta solicitar;

Apresentar aos jogadores as informações à pedido da comissão técnica;

flu 2

RELATÓRIO DO ADVERSÁRIO

Resultados do adversário no Ano

flu 3

Notícias importantes de jornais esportivos

flu10

Formação Tática

O adversário no inicio da temporada utilizou o esquema -1-4-3-3, com time repleto de jogadores jovens. Face últimas notícias de jornais, opção do treinador será de colocar equipe reserva. Opção A para o enfrentamento.

Com os titulares verifica-se a equipe jogando predominantemente no esquema 1-4-1-4-1. Opção B para o enfrentamento.

OPÇÃO A

flu 4

OPÇÃO B

flu 5

Movimentação Ofensiva Esperada

flu 6

(Movimentação ofensiva esperada)

Espera-se muita movimentação pelos lados do campo, principalmente com apoio do lateral direito, onde existe uma maior concentração das jogadas ofensivas. Os atacantes Vinicius Jr. e Marlos M. dão muita amplitude e velocidade, e atuam como verdadeiros pontas de lança. Com frequência os laterais saem do corredor em diagonal em direção a meta adversária.

flu 7

Momento de interceptação de bola ofensiva do CRF pela equipe do BFR, notar a proposta ofensiva com 1 homem próximo ao gol adversário, 2 ponteiros, 2 meias vindo por dentro e 1 fixo na contenção próximo a linha do meio de campo. Foto: Instat

flu 8

Momento de ultrapassagem do lateral indo à direção da grande área adversária. Foto: Instat

Se confirmada a presença do jogador W. Arão, atentar-se com a movimentação ofensiva, deixa ser um volante para virar um meia com poder de finalização a longa distância. Ainda sobre o jogador, atentar-se também nas bolas paradas alçadas na área, jogador com bom aproveitamento em jogadas aéreas (gols de cabeça).

Movimentação Defensiva Esperada

O trio de ataque por sua juventude e vigor físico na maioria das vezes ataca a defesa adversária, dando logo combate. O intuito é forçar a roubada de bola mais próximo da área do setor defensivo adversário, como também é uma forma de ganhar tempo e se reorganizar na transição defensiva. Ao mesmo tempo que os atacantes apertam e dão o combate na frente, o restante das peças rapidamente se recompõe.

Alerta-se que nosso time inicia sua fase ofensiva do seu campo defensivo, com toques curtos para um dos três zagueiros (Gum – R Chaves – Ibanes) ou volantes ( Richard – Jadson). Para evitar perdas próximas a sua grande área, recomenda-se saída rápida e precisa, com apoio dos laterais.

Geralmente o bloco da primeira linha de 4 jogadores defensivos vem atuando baixo (próximo a sua grande área), a segunda linha de 4 mantem-se compacta, entre estas duas linhas encontra-se 1 jogador para caça/sobra. Optam por cercar e encaixar a marcação, dificultando a linha de passe do adversário, mantendo-se com superioridade numérica.

flu 8

Momento defensivo característico do CRF. Foto: Instat

Pode ser observado que a marcação proposta por encaixe deixa os laterais confusos, dando espaços. A segunda linha de 4 jogadores foi visto quebrada. Ambas as situações são favoráveis a inferioridade numérica e bola nas costas do defensor pela lateral, principalmente se houver inversão de jogada de lado de campo, já que não se comporta bem balanceada. Frequência e fragilidade maior pelo seu lado esquerdo defensivo. Notar que os volantes são todos destros, nenhum canhoto.

flu 9

Falha no momento defensivo, explorar. Foto: Instat

O vídeo abaixo demonstra a fragilidade na cobertura dos laterais.

Embora seja difícil precisar a escalação do adversário da próxima partida, o modelo e as fases de jogo, bem como as virtudes e possíveis falhas tendem a seguir o padrão apresentado.

Abel Braga siga a receita (análise do adversário) dos seus analistas, prepara a mesa (vestiário) e os ingredientes (jogadores), aquela pitada de amor que só você sabe proporcionar, pronto o nosso banquete estará pronto a ser servido as 17 hs.

Por @jorginhoffc

Analista de Desempenho

Anúncios

8 comentários sobre “RECEITA PARA O FLU VENCER O FLA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s