INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DESEMPENHO O que faz um analista de desempenho?

Por Luiz Doering

O futebol é sem dúvida o mais caótico e aleatório dos esportes e talvez por isso seja o esporte mais visto no planeta.

Estamos falando de um esporte onde o  favorito só vence em 50% das partidas, ou seja, trata-se de um esporte onde a  sorte decide muitas partidas, o que torna o jogo altamente imprevisível (e divertido).

Mas no futebol de hoje – altamente profissionalizado, onde investidores despejam verdadeiras fortunas sobre clubes e atletas – não é nada sábio  deixar o sucesso da equipe (e consequentemente do investimento) alheio à própria sorte.

Nesse cenário, torna-se extremamente importante maximizar o potencial da equipe, minimizando o impacto da sorte.

E como se faz isso?

Com conhecimento.

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha, sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” (SUNTZU, A Arte da Guerra)

Conhecer profundamente todas as nuances de um jogo de futebol se tornou fundamental para se alcançar o sucesso nos dias atuais. Compreender tudo que envolve uma partida se tornou uma obsessão para muitos treinadores, dirigentes e até mesmo jogadores.

Ao conhecer o jogo, os adversários, a própria equipe e possíveis prospectos que melhorem a equipe, estaremos reduzindo o impacto da sorte e aumentando nossas chances de sucesso!

Dessa necessidade de ampliar o conhecimento para aprimorar o jogo nasceu a análise de desempenho, e desde então o analista de desempenho se tornou um personagem muito importante no mundo do futebol!

Em linhas gerais, os analistas de desempenho são profissionais incumbidos de analisar a própria equipe, os adversários e os prospectos, podendo exercer uma ou várias tarefas dentro desse âmbito de observação.

Em um mercado que cresce dia após dia, é natural que cada vez mais pessoas busquem informações sobre essa profissão, e algumas perguntas como “o que eu preciso para ser um analista?”, “preciso fazer alguma faculdade?” e “qual será o meu trabalho?” são recorrentes nas redes sociais.

Para responder essas perguntas, compilamos algumas informações sobre a profissão de analista de desempenho:

Características: para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, o profissional da análise de desempenho deve possuir algumas características específicas, tais como uma boa leitura de jogo e conhecimentos em tática e modelos de jogo. Outra característica importante é a afinidade com tecnologia da informação, já que o profissional deverá trabalhar diretamente com softwares e sistemas de análise.

Além disso, contam também a capacidade de organizar e interpretar informações, uma vez que os softwares disponíveis no mercado são responsáveis  apenas por captar dados, cabendo ao profissional contextualizar esses dados de modo que seja possível obter conhecimento para impactar no desempenho da equipe.

Por fim, é vital que o profissional dessa área possua uma boa comunicação, pois de nada adianta interpretar de forma brilhante os dados disponíveis se o analista não consegue repassar esse conhecimento ao treinador e ao grupo de atletas.

Formação: uma pergunta muito corriqueira feita por aqueles que se interessam por essa área é qual a formação ideal para um analista de desempenho.

Inicialmente cabe destacar que não existe um curso de formação superior para analistas no futebol.

É comum que os analistas possuam formação em Educação Física ou em outras áreas ligadas ao esporte e à atividade física, o que facilita a compreensão de aspectos que são importantes na análise, como questões biomecânicas ou mesmo fisiológicas.

Todavia, não existe hoje um pré-requisito formal em termos de formação para que uma pessoa se torne um analista.

Em que pese seja um mercado ainda inexplorado, vale dizer que já existem diversos cursos sobre o tema que podem agregar bastante ao currículo do profissional.

Cabe destacar ainda o papel do analista na mídia.

É cada vez mais comum vermos analistas de desempenho trabalhando na televisão, no rádio ou em jornais, muitas vezes atuando quase como comentaristas do jogo, trazendo números, estatísticas e outros tipos de informações para o espectador.

A própria mudança de perfil do espectador – que consome cada vez mais esse tipo de conteúdo – auxilia no fortalecimento desse mercado. Trata-se de outro nicho que vem crescendo, para o qual a formação em jornalismo parece ser mais relevante.

analise desempenho
Fonte: falaglorioso.com.br

Atribuições: um analista pode ter uma ou diversas atribuições. Isso dependerá de vários fatores, mas especialmente das intenções do clube e do tamanho da equipe de analistas (clubes que possuem apenas um analista fazem dele uma espécie de faz-tudo, enquanto equipes maiores dividem mais as atribuições entre seus analistas).

Dentre as atribuições podemos destacar:

– Análise dos jogos da equipe;

– Análise do próximo adversário;

– Prospecção de atletas (scouting);

– Gravação e análise de treinamentos para posterior correção;

– Compilação do material para entregar ao treinador e aos atletas.

Como se vê, existe uma série de tarefas que podem ser solicitadas ao analista de desempenho, o que ficará a critério do clube ou da comissão técnica, devendo o profissional estar preparado para atuar em atividades que envolvem diferentes habilidades e conhecimentos.

No próximo artigo trarei uma série de softwares e aplicativos que podem auxiliar o analista de desempenho a exercer suas tarefas!

@lfmdoering

3 comentários sobre “INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DESEMPENHO O que faz um analista de desempenho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s