ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL: Momento ofensivo

Por André Andrade

Nessa série de posts, decidi abordar um tema que discutiremos mais a fundo: A orientação corporal no futebol (Também chamada de perfilamento, posição corporal, use e a denominação que mais lhe agradar). Um tema muito importante e pouco falado principalmente no Brasil e que após assistir, analisar muitos jogos me fez refletir sobre a necessidade de aprofundamento e discussão do mesmo, gerando a primeira análise publicada a alguns dias aqui de um Real Madrid vs Tottenham. Hoje abordaremos a importância da Orientação Corporal no Momento Ofensivo do futebol(onde você se imaginando como jogador possui a bola ou seu time possui ,em qualquer zona do campo).

O que é a orientação corporal?

Tem a ver com o perfilamento do jogador, pra onde o corpo está orientado como um todo, incluindo a parte frontal do corpo, ou seja, pra onde se orienta a ponta de seus pés, seu peitoral, sua cabeça. Uma boa orientação corporal no momento ofensivo tem em grande parte relação com estar na situação mais efetiva para dar continuidade ao jogo.

Orientação corporal e percepção

A orientação corporal no futebol está muito atrelada a percepção e é uma potencializadora da mesma. Não tem como estar com uma orientação ruim e ter uma percepção do jogo fenomenal. A percepção tem como principal fator ampliar o campo de visão(enxergar mais do jogo, captar mais informações, para decidir com mais qualidade e no esporte de alto nível essa decisão deve ser ao mesmo tempo muito rápida).A percepção no futebol serve para vários fatores e entre eles:

  • Receber e recolher informações
  • Reconhecer espaço e tempo
  • Antecipação de situações de jogo
  • Identificar qual sua situação atual: se é um jogador livre, se está pressionado, qual suas opções de passe possíveis…
  • Definir eficientemente quais técnicas usar naquela situação do jogo

Ou seja, se um jogador está mal orientado, ele terá um campo de visão de jogo reduzido, o que o fará coletar uma quantidade de informações e estímulos menores, consequentemente e na maior parte das vezes, o fazendo tomar decisões que não são as mais adequadas ao contexto individual e da equipe. Abaixo fica exemplo de um zagueiro do Borussia Dortmund com uma má orientação corporal e consequentemente… É comum observarmos vários erros como esse em alto nível, quem dirá nos outros escalões do futebol…

video de David Serrano

Alguns aspectos da Orientação Corporal no Momento Ofensivo:

  • Buscar espaços livres( criá-los, ocupá-los e aproveitá-los)
  • Criar uma linha correta de passe
  • Bom posicionamento em relação ao possuidor da bola
  • Receber a bola com o pé mais distante e com a parte interna do pé(Se o passe vem da direita, eu controlo com a parte interna do pé esquerdo e conduzo, por exemplo, reparem isso nos vídeos dos jogadores).
  • Ter boa orientação corporal — Muitas vezes envolve melhor posicionamento dos pés e uso da cabeça(o olhar antes de receber) para estar melhor orientado.
  • Buscar a continuação e progressão do jogo(pra frente)
  • Orientar-se para áreas vantajosas no contexto
  • Especificidade do contexto: Cada jogada é um momento único do jogo e exige um comportamento diferente do jogador.

Na prática:

Simeone corrigindo o melhor posicionamento de seus jogadores com relação a movimentação e posição na hora de recepção da bola para o melhor prosseguimento da jogada( 30 segundos):

Video de @itrigueros10

Um erro muito comum na recepção entre linhas ou saída de bola, é o volante receber a bola com os pés paralelos e tentar girar para continuação do jogo. Se ele está com os pés parlelos e virado de frente para o zagueiro ou goleiro , logicamente ele está sem a visão do que ocorre a suas costas, ou seja, opções de passe, pressão rival, e isso limita muito a decisão na situação…Porque será mais dificil girar, ou primeiro terá de controlar a bola para depois girar e ai se perde tempo na jogada. Portanto, é necessário buscar uma orientação corporal melhor: Olhar antes de receber para reconhecer o contexto e recolher informações, se posicionar lateralmente, receber com a parte de dentro do pé que está mais longe da bola, tentar uma orientação rápida para a direção de continuação da jogada. Por isso é muito comum vermos jogadores perdendo a bola na saída de bola, ou até devolvendo de primeira para o zagueiro(uma das melhores decisões rápidas nessa situação), um jogador que sabe solucionar com maestria tais situações é Sergio Busquets:

 

Lance de Aranguiz, ex-Internacional, agora no Bayer 04 Leverkusen, video de Juan Pablo Ojeda Vergara

No City Guardiola tem transformado Sterling que faz uma temporada sensacional! Segue correção dos aspectos de posicionamento feitos por Pep no treino e o resultado no jogo.O passe e posicionamento lateral do ponta inglês permite a observação da marcação do rival e também a verificação do espaço na defesa adversária , que é explorado e onde ele recebe o passe… GOL!

video de Leus Deportes TV

E também os meio-campistas que sabem jogar em 360 graus, giram para os dois lados e tem visão do campo todo, segundo disse Xavi em entrevista… David Silva e De Bruyne… Que jogaram grande parte da carreira mais abertos no campo, mas se adaptaram ao papel de meia atacante por dentro no sistema de Guardiola, os chamados também de “interiores” que jogam a frente de Fernandinho que é o volante no sistema de Pep.

Outra situação em que a orientação corporal é muito importante são as viradas de jogo, uma posição corporal boa permite ao jogador avaliar corretamente as opções de passe, avaliar o espaço disponível e realizar ação de maneira rápida e eficiente. Um dos grandes exemplos dessa ação técnica na última década, Xabi Alonso:

video de BayernCompHD

Ter Stegen considerado um dos melhores goleiros do mundo jogando com os pés, a importância de sua orientação corporal, vídeo de : @GuilleTejada96

Através dos exemplos, fica claro que a Orientação Corporal é MUITO importante no futebol na fase ofensiva, não importando a situação, local ou posição especifica do jogador. Acredito que tenhamos uma grande deficiência com relação ao tema no Brasil e no mundo, com dificuldades de referenciais , observação do fenômeno e também elaborações de práticas para treinos e para transmissão de informações ao jogadores, sobre tudo desde as idades mais novas e nas categorias de bases, desse modo é necessário refletir e fomentar o debate sobre o tema que está só começando.

Convido-os a continuar o debate no Twitter, meu perfil: @PepGenius e também no Facebook, página: Guardiolismo .

@pepgenius

Anúncios

Um comentário sobre “ORIENTAÇÃO CORPORAL NO FUTEBOL: Momento ofensivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s