SAMPAIO APOSTA NA MARCAÇÃO INDIVIDUAL PARA IR LONGE EM 2018

Por Bruno Alves

De volta à Série B em 2018 e sonhando com a classificação inédita para a segunda fase da Copa do Nordeste, o Sampaio aposta na marcação individual para ir longe na temporada. A estratégia, adotada por Francisco Diá desde a Série C, segue em vigência no Tricolor e foi uma das chaves para o triunfo por 1 a 0 diante do Ceará, a maior vitória do time até o momento em que este texto é escrito.

A marcação individual do Sampaio é focada sempre nos atletas mais agudos dos seus adversários e, quando necessário, no meio-campo. Diante do Ceará, Andrigo e Felipe Azevedo foram pressionados durante os 90 minutos pelos laterais Junio Rocha e Kaike, enquanto Yuri e César Sampaio eram responsáveis por impedir que Ricardinho e Pedro Ken conseguissem liberdade para criar as jogadas do alvinegro cearense.

O resultado da pressão Tricolor foi um Ceará que conseguiu ter apenas uma finalização perigosa dentro da área. Fora isso, todos os chutes na direção do gol do goleiro Andrey foram sempre de fora da área, principalmente com Andrigo, que para tentar achar espaços, passou a inverter de lado quando o time cearense avançava ao ataque.

Aliado à marcação sob pressão, a velocidade do ataque é a alma do Sampaio em confrontos difíceis. Quando conta com Rodrigo Fumaça e Uilliam no ataque, o Tricolor deixa claro que tentará apostar em um jogo de contra-ataque, com recuperações de bola na intermediária e passes rápidos para chegar ao ataque. O que ocorreu no lance do gol contra o Ceará, após a jogada iniciada por Yuri, que passou por Fumaça e Marlon antes de chegar aos pés de Fernando Sobral para marcar o gol.

Em 2017, as partidas onde a estratégia do Sampaio foi mais evidente foram nos confrontos das quartas de final da Série C contra o Volta Redonda. Nos dois jogos, Diá sacrificou seus laterais apenas com a missão de marcar os dois pontas do time fluminense. A estratégia foi coroada com o triunfo por 2 a 1 no placar agregado e o acesso para a Série B.

Para executar e ter um bom aproveitamento com a marcação individual, Diá precisa principalmente do elenco com um alto preparo físico. Ao longo da temporada, caso não tenha um elenco equilibrado e com profundidade, isso poderá virar um obstáculo para manter a boa forma do time.

Sampaio Correa

@BrunoAlves22

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s