AS IDEIAS DE DORIVAL PARA O SPFC

Por Pedro Galante

Este guia trata somente das ideias e conceitos de jogo que Dorival Junior propõe para o tricolor paulista.

Para facilitar o entendimento, a explicação será dividida em dois momentos principais: a fase ofensiva e a fase defensiva. Vale ressaltar que essas fases não são independentes, elas se misturam e variam dentro do jogo.

FASE OFENSIVA

Dorival Junior é um técnico que prefere um estilo de jogo propositivo, ou seja, suas equipes têm a característica de ter a posse da bola e de criar as jogadas. A fase ofensiva, também chamada de fase de criação, começa na saída de bola, o que chamamos de transição ofensiva. Logo nessa fase inicial já e possível identificar um conceito de jogo muito utilizado por Dorival: a saída lavolpiana.

A saída lavolpiana é um mecanismo criado pelo técnico mexicano, Ricardo Lavolpe. O movimento consiste no recuo do primeiro volante, Jucilei, entre os dois zagueiros, Rodrigo Caio e Anderson Martins, e na subida e abertura dos dois laterais, Militão e Edimar, ficando assim uma linha de três jogadores e dois laterais bem abertos, como pode ser visto na imagem abaixo.

O objetivo desse movimento é criar superioridade numérica e espaços para que a equipe saia jogando. Com o recuo de Jucilei, formando assim uma linha de três, a defesa tende a estar em maior número que o ataque. A maioria das equipes pressiona a defesa adversária com dois jogadores, pois, se mais jogadores vierem participar dessa pressão, o meio-campo fica desprotegido – no caso do 4-3-3, os pontas ficam responsáveis por marcar os alas.

sp 1

Saída de bola padrão. Veja como não há superioridade numérica na zona da bola, em preto. (Foto: TacticalPad)

Os espaços são criados através dessa abertura dos laterais, dando origem ao que chamamos de amplitude. Logicamente, se não forem marcados, esses laterais podem se apresentar para o jogo. Caso algum jogador marcá-los, sobrará espaços no meio, para Petros e Nenê, pois os marcadores terão de ir até a linha de lado. De forma resumida, os adversários se veem obrigados a abrir a defesa.

sp 2

Saída lavolpiana. Agora há vantagem numérica na região da bola, em preto. Além disso, a abertura dos laterais abre espaço para os meias, em amarelo. (Foto: TacticalPad)

A lavolpiana é usada nos dois primeiros terços do campo. Ao chegar no segundo terço, inicia-se o processo de definição da jogada. E, agora, começa um outro momento na fase ofensiva. A bola já passou pela defesa e chegou ao meio de campo. Agora é preciso criar uma jogada para resultar em uma chance de gol.

sp 3

No estudo da tática, o campo é divido em três partes para facilitar as explicações. Acima, um esquema do que cada terço representa. (Foto: TacticalPad)

As jogadas do São Paulo surgem, majoritariamente, do jogo de posição. O jogo de posição é uma filosofia de jogo muito famosa, ensinada nas categorias de base do Barcelona e utilizada por Pep Guardiola. É um conceito profundo e complexo, mas, de forma resumida, os jogadores mantêm a posse da bola por meio de triangulações e movimentações, com o objetivo de distrair a defesa adversária e no momento oportuno usar um passe mais incisivo para colocar um companheiro na cara do gol.

Os pontas são muito importantes nessa fase, pois, na grande maioria das vezes, são eles os jogadores que recebem esse passe mais incisivo e finalizam a jogada. Como podemos ver nas imagens, muitas jogadas são criadas através do lançamento em diagonal para os pontas.As jogadas do São Paulo surgem, majoritariamente, do jogo de posição. O jogo de posição é uma filosofia de jogo muito famosa, ensinada nas categorias de base do Barcelona e utilizada por Pep Guardiola. É um conceito profundo e complexo, mas, de forma resumida, os jogadores mantêm a posse da bola por meio de triangulações e movimentações, com o objetivo de distrair a defesa adversária e no momento oportuno usar um passe mais incisivo para colocar um companheiro na cara do gol.

sp 4

Marcos Guilherme infiltra nas costas do lateral para receber um passe longo de Jucilei. (Foto: Globo Esporte)

sp 5

Militão aciona Brenner, que passando nas costas do lateral faz o gol (Foto: Globo Esporte)

Outra figura importante para o jogo de posição é o centroavante. Ele é o responsável por criar profundidade, ou seja, incomodar a linha defensiva tentando impedir que ela avance, pois quanto mais avançada for a linha defensiva adversária, menos espaço fica disponível para ser usado na criação.

FASE DEFENSIVA
O São Paulo se defende de forma posicional, em um 4-1-4-1. Se defender de forma posicional quer dizer que os jogadores têm suas posições definidas e têm como objetivo defender o espaço, e não marcar um jogador. Como objetivo não é marcar um jogador em específico, não existe marcação individual ou perseguições ao longo do campo. Entende-se por perseguições quando, por exemplo, o ponta direito adversário faz uma corrida para o meio e o lateral esquerdo o acompanha. Isso não ocorre, porque o papel do lateral esquerdo é justamente fechar o flanco esquerdo da defesa e não marcar o ponta direito adversário. Caso o ponta direita esteja ocupando o espaço que o lateral foi designado a defender, uma aproximação para diminuir o espaço é normal.

sp 6

Momento defensivo. Veja como a defesa se aproxima do lado em que a bola está e visa marcar o espaço, ao invés do adversário. (Foto: Caio Gondo. Twitter: @caiogondo)

Não pense que a defesa posicional é algo estático. Há, sim, uma espécie de encaixe individual, mas somente quando o jogador marcado ocupa o espaço do jogador que irá marcar. No caso de uma movimentação para outro setor, a ordem é que o defensor fique e guarde o seu setor.

Outro conceito importante na fase defensiva é a referência. Toda defesa se posiciona em relação a algo. No caso do São Paulo, a referência é a bola. Se a bola está na esquerda, o time mantém o seu esquema, o 4-1-4-1, mas tende a ocupar mais o lado esquerdo. O mesmo vale se a bola estiver do lado direito. Verticalmente, o funcionamento é o mesmo: se a bola está na defesa adversária o time sobe, à medida que a bola vai avançando no campo, o time vai se defender cada vez mais próximo do seu próprio gol.

Agora que você já sabe tudo que Dorival propõe para o São Paulo como equipe, resta ficar ligado nos próximos textos para saber se tudo isso está sendo bem executado. Toda semana estarei aqui para escrever sobre o São Paulo Futebol Clube.

@pedrogalante17

Anúncios

13 comentários sobre “AS IDEIAS DE DORIVAL PARA O SPFC

  1. As ideias estão aí, o problema é operacionalizar… Eu particularmente, não consigo ver a saída lavolpiana no time do Dorival, pelo contrário, vejo o Jucilei receber essa bola dos zagueiros, de costas pro gol adversário. E não adianta nada a saída curta, se o time não “viaja” junto. Muitas vezes o Rodrigo Caio conduz a bola e o time não anda junto com ele, aí ele acaba deixando a bola no pé de algum outro jogador, mesmo que a marcação não chegue, ou seja, não existe o atrair para criar espaços, que é típico do jogo posicional.
    Uma das poucas coisas que esse time conseguiu fazer bem por um tempo, foi essa bola pros dois extremos, nas costas da defesa, mas agora que o Jucilei machucou, essa ferramenta deixou de ser utilizada.
    Uma coisa que tem me agradado é o trabalho do Cueva entrelinhas, contra a Ferroviária ele criou diversas situações trabalhando dessa forma.
    De qualquer forma, gostei do texto! Vc trouxe ideias que existem pra grande parte dos treinadores que querem propor o jogo no Brasil, mas que na maioria das vezes encontram muitas dificuldades pra colocá-las em prática. Acho que é a primeira vez que comento um texto sobre o São Paulo, num nível alto de discussão. Continue assim, abraço!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s