ARQUITETO, Mauricio Pochettino

Por Gaspar Vallecillo Castro

“Um treinador- arquiteto se relaciona com uma proposta identificável de jogo, não necesariamente com o sucesso” Martí Perarnau

Na zona de construção do novo estádio do Tottenham Hotspur, tem um letreiro com o título: “A Reconstrução  do Tottenham, arquiteto: M.R. Pochettino”

Ontem o Tottenham se superou na Italia tirando uma diferença de dois gols contra a Juventus, em um feito de futebol. Chegar ao Juventus Stadium e empatar um jogo que perdiam por dois gols desde o minuto dez; significa  nesse caso que ouve bom futebol.  O Tottenham de Mauricio Pochettino impôs ontem o seu jogo posicional, com variantes implícitas ao modelo e ideas formadas nas pranchetas do argentino.

¿Cómo se controlar após um 0-2 de visitante em uma eliminatoria de Champions? O Tottenham acudiu a seus eixos de jogo. Os eixos são essas figuras que se colocam no centro do campo, para controlar os espaços onde circula e não circula a bola. São elementais em transições defensivas e ofensivas. Mousa Dembélé, mediocentro posicional, é um  eixo importantíssimo na construção do jogo dos Spurs. Ele atrasa a sua posição, atraindo os rivais liberando os seus companheiros para criar uma saída sem oposição.

Eric Dier e Christian Eriksen tiveram um papel fundamental para controlar o jogo e os espaços que se deram, realizando superioridades posicionais em zonas do campo para que existisse mais mobilidade por parte de seus companheiros e circulação da bola. O danés Eriksen é um jogador fora de série, que joga para simplificar o futebol para seus companheiros,Custava muito a Pjanić e Khedira controlar os espaços em transições defensivas juventinas.

Quando Dele Alli se posiciona como meia pelas pontas projetava a seus companheiros mais profundos, como por exemplo ao Harry Kane em seu gol. Também interpretava muito bem as trocas realizadas entre Erik Lamela e Ben Davies, quando o argentino Lamela ia por fora o procurava, quando ia por dentro o encontrava pra juntarse com ele liberando o lado  para o lateral galés. Lamela jogando pela esquierda produziu muito desconforto na  zaga juventina, e também com passes diagonais por dentro tratando de fixar e liberar  mais os seus compaheiros.

Todo o descrito anteriormente é possível graças em grande parte a os mecanismos que tem o Tottenham na saida da bola, Um deles é atrair para soltar. É uma ação que se repete muito nos spurs não importando  que sejam seus meiocampistas de turno. Consiste en que un jugador (en este caso Dembélé) atrase sua posição, para se juntar com os defensores na saída, atraíndo tanto a rivais como  companheiros nas costas da pressão riival. Eriksen e Dier eram os beneficiados, que se mostravam nas costas de Higuaín e companhia.

A saída da bola e a atração do rival para liberar dão seus resultados mais adiante quando começam a viajar juntos, ese momento quando  o time dirigido por Pochettino se torna um único bloco, com jogadores em posições profundas como Davies e Aurier, quando os zagueiros centrais se posicionam na linha  da metade  do campo, quando tem muitas trocas interiores e se  da una organização para uma possível pressão depois de perdidaa posse da bola. O conceito no qual se pressiona e orienta ao rival: primero orientalo a zonas onde se encontre em inferioridade numérica defensiva e segundo roubar a bola atacando espaços deixados pelo rival que se lanzava pro ataque. Nesse momento quando rouba o Tottenham e faz um passe profundo para Kane frente a Buffon.

arquiteto pochetino

A Obra do arquiteto, Mauricio Pochettino.

http://www.breakingthelines.com

Traduzido por Jorge Melgarejo

@jorgmelgarejo

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s