ALEXANDRE PATO VERSÃO 2018: jogando atrás do centroavante

Por Leonardo Hartung

2018ÄêÑǹÚÁªÈü¸½¼ÓÈü£ºÌì½òȨ½¡2£º0ʤ·ÆÂɱö¹ÈÉñÐÇ ÄªµÂ˹ÌØ÷¿ª¶þ¶ÈÖúȨ½¡³É¹¦½ú¼¶ÑǹÚÕýÈü
Foto: Osports

O Tianjin Quanjian iniciou a nova temporada chinesa de técnico novo. E os comandados do português Paulo Sousa venceram o Ceres-Negros, das Filipinas, por 2×0 pela última fase qualificatória da Champions League da Ásia 2018. Além do bom jogo realizado pela equipe chinesa, vale a pena ressaltar o novo posicionamento de Alexandre Pato em campo.

Durante grande parte da temporada 2017, Alexandre Pato atuou na referência do ataque do Tianjin Quanjian. E o atacante teve bom desempenho marcando 17 vezes em 26 jogos no último ano, finalizando a temporada como o artilheiro da equipe de Tianjin.

Agora em 2018, Alexandre Pato inicia a temporada atuando em outra posição: atrás do centroavante. Hoje o Tianjin Quanjian conta com o francês Anthony Modeste e com o chinês Yang Xu para atuarem na referência do ataque.

a2

Alexandre Pato mais se aproxima de um segundo atacante do que de um meia armador. O atacante foi pouco acionado por seus companheiros (e também pouco se apresentou) durante os processos de construção de jogo e de criação das oportunidades de finalização (ainda assim, foi de Pato a assistência para o segundo gol de Anthony Modeste). Ao contrário dos extremos Wang Yongpo e Sun Ke, que acabam sendo mais exigidos por conta de suas características: o primeiro por ser o mais criativo dentre o trio e por ter grande capacidade no último passe; o segundo pela constante movimentação em campo, sempre aparecendo como opção de passe, além de ser um jogador de muita velocidade.

Uma ideia importante sobre Alexandre Pato é a sua constante busca pelo espaço entre dois jogadores adversários (leia mais na análise de Alexandre Pato em fevereiro de 2016 feita por Caio Gondo). Na imagem abaixo, Anthony Modeste chama a atenção dos defensores do Ceres-Negros enquanto Pato se desloca para infiltrar no espaço entre o zagueiro Súper e o lateral esquerdo Jeffrey Christiaens.

a3

Na sequência da jogada mostrada, Anthony Modeste lança Pato, mas a defesa do Ceres-Negros bloqueia o passe e afasta o perigo.

Alexandre Pato também é muito importante para acelerar a transição ofensiva de sua equipe, seja conduzindo a bola (Pato tem técnica e habilidade para progredir com a bola nos pés) ou através de um lançamento ou de um passe curto. Não são raros os momentos em que o atacante brasileiro se aproxima de seus companheiros na fase defensiva, esperando a roubada de bola para poder acelerar a chegada ao ataque.

Mas essa não é a primeira vez que Alexandre Pato é escalado atrás do centroavante no 4-2-3-1 do Tianjin Quanjian. No dia seis de maio, o atacante brasileiro atuou atrás de Júnior Moraes na derrota por 3×1 para o Changchun Yatai, quando a equipe de Tianjin ainda era comandada pelo italiano Fabio Cannavaro.

a4

A experiência durou apenas 45 minutos. Alexandre Pato deixou o campo no intervalo da partida por conta de uma dura entrada do zagueiro Sun Jie ainda aos sete minutos de jogo.

É bem verdade que o atacante não fez um bom jogo e tocou na bola apenas 12 vezes em 45 minutos (dados do WhoScored.com). Mas Alexandre Pato, assim como o Tianjin Quanjian, foi influenciado pelo contexto do jogo.

O Changchun Yatai (disposto em 4-2-3-1 e marcando com duas linhas de quatro, como na imagem abaixo) abriu o placar aos cinco minutos de jogo. O time da casa viu sua posse de bola crescer, mas só empatou em pênalti convertido por Axel Witsel. Os visitantes ofereciam poucos espaços para o Quanjian e foram extremamente perigosos nos contra-ataques.

a5

Mesmo assim, Alexandre Pato já demonstrava a sua busca pelo espaço deixado na zaga adversária. Na jogada abaixo, o atacante brasileiro tenta se colocar no espaço entre o zagueiro uzbeque Anzur Ismailov e o lateral esquerdo Zhang Xiaofei.

a6

Outro aspecto que pôde ser visto na derrota para o Changchun Yatai foi a movimentação do extremo-esquerdo Sun Ke. Ponta de origem, o ex-jogador do Jiangsu Suning tem o costume de avançar por dentro, seja com ou sem a posse da bola. Sun Ke também tem de se apresentar como opção de passe nas regiões interiores do gramado.

a7

A ida de Sun Ke para o interior do campo abre a possibilidade de Alexandre Pato buscar o espaço aberto no lado em que o camisa 38 estava. Embora que na imagem acima Pato segue no espaço aberto pelo atacante Júnior Moraes, mas novamente buscando o vão entre o zagueiro Sun Jie e o lateral direito Jiang Zhe.

De volta à partida contra o Ceres-Negros na imagem abaixo, Sun Ke novamente centraliza enquanto Alexandre Pato ocupa o espaço aberto pelo jogador chinês. Na sequência da jogada, Sun Ke e Alexandre Pato retornam às suas posições de origem.

a8

A movimentação coordenada da dupla pode ser um interessante trunfo a ser aproveitado pela equipe comandada pelo português Paulo Sousa no decorrer da temporada.

A ideia de Alexandre Pato atrás de Anthony Modeste, e até mesmo de Yang Xu, foi trabalhada durante a pré-temporada do Tianjin Quanjian. A iniciativa que não foi bem sucedida contra o Changchun Yatai em maio de 2017, deu certo contra o Ceres-Negros em janeiro de 2018.

Se dará certo ou não ao longo da temporada chinesa, aí já é outra história.

ADENDO: Alexandre Pato novamente jogou atrás de Anthony Modeste na estreia do Tianjin Quanjian na fase de grupos da Champions League da Ásia. Pato foi mais participativo e se apresentou mais nos processos de construção de jogo e de criação das oportunidades de finalização de sua equipe do que nas outras partidas analisadas. Mesmo substituído aos 17 minutos do segundo tempo, o camisa 10 tocou mais vezes na bola na vitória por 3×0 sobre o Kitchee do que no jogo contra o Ceres-Negros (57×38).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s